Name

instituto guardiões da floresta

About

O INSTITUTO GUARDIÕES DA FLORESTA NASCEU NO ANO DE 2010 PARA PROMOVER A INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO CULTURAL DOS 13 POVOS DO TRONCO LINGUISTICO PANO QUE HABITAM O ESTADO DO ACRE, E O INTERCÂMBIO DOS MESMOS COM AS POPULAÇÕES URBANAS.

O I FESTIVAL CULTURAL CORREDOR PANO, QUE OCORREU EM JULHO DE 2010, FOI O PONTO DE PARTIDA PARA UMA SÉRIE DE AÇÕES PREVISTAS PELO INSTITUTO, QUE PROMOVEU PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, O ENCONTRO INÉDITO DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DE CADA UMA DAS ETNIAS DA FAMÍLIA PANO. QUESTÕES POLÍCAS, SOCIAIS E ESPIRITUAIS FORAM AMPLAMENTE ABORDADAS. A UNIÃO DOS POVOS FOI CELEBRADA COM MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS DA PARTICULARIDADE DE CADA CULTURA.

EM MAIO DE 2011, O IGF PARTICIPOU DA REALIZAÇÃO DO I FESTIVAL CULTURAL HUNI KUIN "XINA BENA - O NOVO TEMPO", QUE REUNIU EM UM ENCONTRO DE 5 DIAS O POVO INDÍGENA MAIS PRÓSPERO E NUMEROSO DO ACRE.

EM PARCERIA COM O X, ESTAMOS PROMOVENDO ATUALMENTE A DISTRIBUIÇÃO DE FILTROS DE ÁGUA PARA AS POPULAÇÕES QUE CARECEM DE ÁGUA LIMPA PARA ABASTECER AS ALDEIAS E EVITAR DOENÇAS QUE MATAM CENTENAS DE INDÍGENAS TODO ANO.

O PRÓXIMO PASSO DO INSTITUTO É VISITAR O AS PRINCIPAIS ALDEIAS DE CADA UMA DAS ETNIAS PARA DAR CONTINUIDAE AS PESQUISAS DE LEVANTAMENTO JÁ INICIADAS. O OBJETIVO É REGISTRAR AS CONDIÇÕES DE VIDA A FIM DE FUNDAMENTAR AÇÕES ESPECÍFICAS QUE ATENDAM AS NECESSIDADES PARTICULARES DE CADA POVO.

ALÉM DO RESGATE HISTÓRICO, A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, DEMARCAÇÃO DE TERRITÓROS E CRIAÇÃO DE CENTROS DE CULTURA E CAPTAÇÃO PROFISSIONAL SÃO AS PRINCIPAIS METAS PREVISTAS. A PRODUÇÃO DE REGISTROS AUDIOVISUAIS ESTÁ ENTRE AS PRIORIDADES NÃO SÓ PARA SER USADO COMO BASE DE PESQUISA COMO, PRINCIPALMENTE, PARA QUE UM ACERVO DA MEMÓRIA IMATERIAL DO POVO PANO POSSA SER DISPONIBILIZADO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.

O IGF CONTA COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA DAR SUPORTE AOS PROCESSOS, E ENCONTRA-SE ABERTO PARA RECEBER QUAISQUER CONTRIBUIÇÕES QUE POSSAM AGREGAR VALOR AO PROJETO.